REVISÃO VIDA TODA- PREVIDENCIÁRIO

Postado por: Rodrigo Berrisch em: Sem categoria em 3 fev 2023

A  Revisão da Vida Toda é uma forma de revisão de benefícios previdenciários que leva em conta todo o período de contribuição do segurado, em especial as contribuições feitas antes de julho de 1994, antes do Plano Real.

Os salários do segurado anteriores a julho/1994, com o antigo cálculo eram simplesmente descartados.

A aposentadoria era calculada apenas com as 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994.

Porém, se os seus maiores salários estavam, justamente, antes de julho/1994, a sua média foi reduzida pela regra que determinava um cálculo considerando apenas os salários posteriores a julho/1994.

É necessário fazer o cálculo caso a caso, pois o resultado depende totalmente dos salários anteriores a julho/1994; quanto maior o valor destes salários anteriores a julho/1994, maior a chance da Revisão da Vida Toda ser favorável ao segurado

Qual deve ser a data de início da minha aposentadoria / benefício para fazer jus à revisão?

A sua DIB (Data de Início do Benefício) deve ser posterior a fevereiro de 2013 e anterior à 13/11/2019. O prazo é decadencial, a ação de revisão teria que ser pedida em, no máximo, 10 anos contados do dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação. É o chamado prazo de decadência. Então para o próximo mês, a sua aposentadoria já teria que ser no mínimo o início de recebimento a partir de março de 2013, e assim sucessivamente. Cada mês que passa, vai diminuindo o prazo, ou seja, agora que estamos no mês de fevereiro de 2023, o prazo decadencial já diminuiu para 9 anos e 11 meses.

Se após o cálculo, verificarmos que você será beneficiado com a REVISÃO DA VIDA TODA, com o ajuizamento da Ação, você receberá o valor majorado do seu benefício daqui em diante, acrescido dos atrasados dos últimos 5 anos, com juros e correção monetária.

Qualquer pessoa que receba algum dos benefícios abaixo, concedidos até 13/11/2019, desde que não tenha passado atualmente 09 anos e 11 meses do primeiro dia ao mês seguinte do início do pagamento:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria Especial

Aposentadoria por Invalidez

Auxílio Acidente

Auxílio-Doença

Pensão por Morte

Consulte-nos

Conte com uma advocacia focada no seu caso, com profissionais experientes e especializados.

Entrar em contato
Abrir Whatsapp
Alguma dúvida?
Inicie uma conversa com um de nossos advogados via Whatsapp em tempo real!