Artigos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou pela segunda vez o prazo para adesão à nova linha de crédito concedida este ano a produtores rurais para recompor dívidas

Postado por: Fernando Fernandes Berrisch em: Artigos em 14 set 2019

O Programa BNDES para Composição de Dívidas Rurais (BNDES Pro-CDD Agro). O prazo, que terminaria em setembro, irá até 30 de dezembro de 2020. Mas quando é vantajoso ao produtor rural solicitar a prorrogação da sua dívida com base na CIRCULAR SUP/ADIG N° 41/2019 BNDES ou quais outras alternativas podem ser adotadas?  Existem 2 situações de renegociação de dívidas. A primeira é para produtores que   se enquadram nas condições estabelecidas no Manual   do Crédito Rural (MCR 2-6-9) e a segunda, é para os produtores que não podem renegociar nas condições estabelecidas pelo MCR 2-6-9.

Dívidas mais recentes e Contrato original com juros inferiores a 12% a.a. e/ou dívida superior a 20 milhões.– Mais vantajoso solicitar prorrogação com base no MaCR
O alongamento deverá ser realizado utilizando a mesma taxa de juros constante no contrato originário. O financiamento está sujeito aos seguintes prazos máximos, que incluem a carência: (Res 4.106; Res 4.743 art 3º)
a) investimento fixo: 12 (doze) anos (Res 4.106)
b) investimento semifixo: 6 (seis) anos, exceto quando se tratar de aquisição de animais para reprodução ou cria, cujo prazo será de até 5 (cinco) anos, incluído até 12 (doze) meses de carência
As operações relativas a custeio ou investimento contratadas até 28 de dezembro do ano de 2017, ainda que prorrogadas ou mais recentes com juros do contrato original superiores a 11%a.a– Mais vantajoso solicitar a prorrogação com base na CIRCULAR SUP/ADIG N° 41/2019 BNDES.
É possível a contratação de uma única operação, de até 20 milhões por beneficiário, para liquidação de operações com mais de um credor.
Os juros serão calculados pela variação da Taxa de Longo Prazo (TLP), atualmente em 6,49% ao ano, mais 1,5% ao ano (Remuneração do BNDES), acrescidos de até 3% ao ano (remuneração do agente financeiro, o que produzirá uma taxa final (que poderá variar) de aproximadamente 11% ao ano.
O prazo total será de até 144 meses, sendo que destes poderão ser concedidos até 36 meses de carência. Os pagamentos poderão ser mensais, semestrais ou anuais, sendo esta a forma mais coerente com o programa e as necessidades dos produtores.

IMPORTANTE: As operações a serem pagas deverão ser atualizadas pelos encargos contratuais de normalidade até a data de contratação da operação. Caso o contrato originário contenha juros superiores a efetivos 12% ao ano, é possível pleitear a limitação, uma vez que é o limite em operações de crédito rural, independente do formato apresentado, trata-se de direito do produtor e dever da instituição financeira, desde que atendidos os requisitos em lei e, em princípio, caso a instituição financeira não atenda ao direito do produtor rural, é possível pleitear o benefício judicialmente.

Consulte-nos

Conte com uma advocacia focada no seu caso, com profissionais experientes e especializados.

Entrar em contato
Abrir Whatsapp
Alguma dúvida?
Inicie uma conversa com um de nossos advogados via Whatsapp em tempo real!